Devaneios tolos... a me torturar.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Saudações a quem tem coragem!


Oi geeeente!

Na vida, é preciso ter amor. É preciso ter inteligência. É preciso ter iniciativa.  Verdade? Não. Na vida, é preciso ter acima disso tudo, coragem.

Me explico:
Sempre fui péssima nas ciências exatas, e jamais serviria para trabalhar com números. Porém, sem perceber, acabei vivendo justamente com base no que menos sei fazer: calcular.
Não sei se a culpa é do signo (virginiana do cão), dos astros, do raio que me parta, mas a verdade é que faço tudo calculado o tempo todo.  Sou figuradamente (haha) uma “cagona”.

Tenho tudo mentalmente programado. Caso “der errado”.
Você acha que quem calcula cada passo, se entrega de verdade? N-Ã-O.

Conheço muita gente assim:
“Vou largar tudo e tentar uma vida nova em outra cidade. Mas apenas tirei férias de 30 dias do emprego, caso precise voltar”.
 “Vou começar um novo relacionamento, mas deixei o antigo em banho-maria. Caso der errado, tenho pra quem voltar”.
“ Não vou me apaixonar por ele. Assim não vou sofrer”.
 “Não vou dizer pra ela que ela é o amor da minha vida. Caso eu não seja o amor da vida dela, pelo menos não me humilhei por quem não devia”.
“Vou fazer geologia. Pra que arriscar me frustrar e ser reprovado em medicina”?
“Não vou fazer o exame preventivo. Quem procura, acha”.

Quem tem coragem não precisa fazer somente o que tem certeza que vai dar certo. Não tem sempre uma segunda opção. Quem tem coragem foca no objetivo. E como não tem escapatória, dá o melhor de si para que dê certo.

Se não der... Então inicia do zero, sem rusgas, sem uma bagagem de fracassos acumulados nas costas. Como você pode começar algo que vai mudar sua vida, se tem os grilhões do passado amarrados a seus pés?

"O homem que teme o sofrimento já está sofrendo pelo que teme."
( Michel de Montaigne )

Tenho uma amiga montada na grana, que não entra em avião porque tem medo de um desastre aéreo. O sonho dela é conhecer o mundo, vive falando dos lugares que conhece em revistas e documentários. Morrer em uma queda dos céus é que ela não vai. Mas é capaz de morrer de vontade de acordar em um hotel olhando o mar que banha as Ilhas Gregas.

Eu não posso falar de ninguém. Sou do tipo: Se chover, tenho meu mini guarda-chuva na bolsa, o tempo TODO. Não sou pega desprevenida, podem ter certeza. Mas a última vez que tomei banho de chuva foi com cinco anos de idade.

Vocês me entendem? Quem calcula tudo, não se joga. Quem não se joga, não corre o risco de estrebuchar no chão. Mas também perde a oportunidade de voar.

Então, pensando nisso, cheguei a conclusão de que para ter amor na vida, é preciso antes de mais nada, de coragem. Para permitir que alguém entre, sem restrições, no seu coração. Coragem de se entregar, sem medo de ser magoado, ou acabar só. Amar pela metade, calculando o que você faria se chegasse ao fim, é antecipar o amanhã, sem aproveitar o hoje.

Para ter inteligência também é preciso ter coragem. Conheço muita gente inteligente e inútil. Não tem coragem para realizar. Apenas pensa, não executa.

Para se ter iniciativa, é preciso ter coragem. Porque sem ela, a gente não dá o primeiro passo. Não ousa.

Quem não tem coragem, pede sempre o mesmo sabor de sorvete, anda sempre pelas mesmas ruas seguras, beija sempre comedidamente, ama sempre passivamente, vive sempre decentemente, trabalha sempre mecanicamente, e quando perguntado se é feliz, mente!

Quem tem coragem, vive. Quem não tem, se esconde.

"O sucesso e o amor preferem o corajoso."
( Ovídio )

11 comentários:

  1. Gostei muito do seu post, e verdade quem tem coragem , descobre novos caminhos, sai da rotina, muda o trajeto.
    Ter coragem e sair da zona de conforto e partir para um novo desafio.
    Devemos nos auto avaliar e partirmos para novos desafios, pois como diz o ditado, " no final tudo da certo... caso contrario não sera o final. Abracos Daniel.

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Preciso colocar mais em prática meus próprios pensamentos! :D

    ResponderExcluir
  3. Ai Michele!
    Tudo isso é muito verdade, mas as vezes, para não dizer quase sempre a gente calcula cada passo, e ainda espera ousadia! Mas é que todos nós queremos segurança... e ela só vem se sabemos onde estamos pisando! Vou ler e reler isso pra ver se consigo mudar algumas coisas!!! =)


    bjs

    Ana
    www.ananumdiadaqueles.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu estava pensando nisso... mas se pensarmos bem... com coragem e inteligência, e amor... difíclmente vamos nos envolver em algo que nos leve para o precipício. Projetar sim, viver com medo, nunca mais! :*
    beijooo!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia...Amei tanto que ""copiei" e muito e joguei em meu face. Fará bem pra muitos, que como nós, deixamos os "medos" nos travar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Edson! Que bom, fico feliz assim: :D

    ResponderExcluir
  7. AMEI SEU BLOG...E SE ME PERMITIR VOU INDICA-LO A ALGUNS AMIGOS E ME DESCULPE MAS ACHEI TUDO TAO LINDO QUE COPIEI ALGUMAS COISAS.

    ResponderExcluir
  8. Oi!!! Obrigado pela visita! Pode copiar a vontade! :D

    ResponderExcluir
  9. Me fez muito bem ler vc, Michele. Estou justamente no rastro da coragem, na busca de tornar a vida e o sonho mais que pensamentos, tornar real pela ação, ainda que haja medo! Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  10. Sucesso nessa batalha pessoal! Tenho certeza que vc vai alcançar teus sonhos com determinação e coragem! Beijo! Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir