Devaneios tolos... a me torturar.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Oi geeente!

Que saudade de vocês!!




Estive, durante as férias, conhecendo o Ceará.  A terra da luz. Terra das praias cor de esmeralda, e das lindas paisagens como Canoa Quebrada e Morro Branco.
Palco para a gravação de muitas novelas (lembram da Gruta da Açucena, em Tropicaliente?), seriados, especiais.

Nas falésias do Ceará, além da gravação de uma das aberturas históricas do Fantástico, também foram filmados outros programas da TV nacional e internacional. O local é mundialmente famoso e diferente de outros estados do Nordeste, onde o destaque fica para as areias brancas e muitos coqueirais. Em Morro Branco e Canoa Quebrada, o tom avermelhado das falésias, deixa um aspecto de deserto beijando o mar. É deslumbrante. Parece que estamos no Grand Canyon dos Estados Unidos, de braços dados com o Oceano Atlântico.
Eu, que sempre divido com vocês minhas viagens, recomendo.

Mas o que poucos sabem, é que para chegar a estes paraísos naturais, nem sempre é fácil. Do hotel, em Fortaleza, você roda 100, 200, 300 quilômetros até as praias mais bonitas. Nas praias, precisa alugar buggys ou quadriciclos para chegar bem pertinho de Deus, naquela imensidão de areia e mar. 

Percorrer as dunas gigantes a bordo de um quadriciclo, atravessando rios, chegando a lagoas de águas quentes, é divino. Vale todo o esforço e até mesmo algum cansaço. São cenários quase selvagens, onde foi gravado, por exemplo, a última edição de No Limite, da Rede Globo.

Quem ama aventura e natureza, deve sim, passar na agência mais próxima e reservar seu pacote. 

Mas o melhor de todos os lugares, não são os lugares em si. São as pessoas. Por onde passei, guardei no coração o melhor do povo de cada região. 

As mulheres são bonitas, mistura de índio, negro e branco. Esculturas, como a índia virgem dos lábios de mel, Iracema, de José de Alencar, outro patrimônio cearense.
Nosso guia, o Totonho, nos mostrou porque o Ceará é a capital do humor. E mais: do bom humor!

Trago na bagagem a lição de que precisamos ser cordiais, educados, prestativos sempre, como cidade turística que somos.

Mas o maior orgulho que tenho de morar no sul é o grau de cionsciênciade nossa gente. Fortaleza vai ser engolida pelo lixo. Muita sujeira, por todos os lados. Lixo acumulado nas ruas, nos canteiros, nas praças. Uma vergonha.

Ainda bem que aqui somos chatos e reclamamos a cada latinha encontrada na calçada depois dos finais de semana.

Ainda bem que somos verdadeiras pedrinhas no sapato dos políticos. Que reclamamos quando a obra está mal feita, que praticamente obrigamos, com nossa cidadania, nossos políticos a ficarem de olhos bem abertos para o desenvolvimento sustentável, infraestrutura básica e progresso planejado.

Que bom que somos esse bando de chatos!  No nordeste, desde as bocas de lobo entupidas, passando pelas calçadas mais baixas que as ruas, até chegarmos ao lixo acumulado em rios, córregos, arroios, tudo é motivo para que aconteça uma tragédia.

Estive em Fortaleza no quadrante de chuvas, ou seja, pra eles, lá hoje é inverno. Um dia de chuva não muito intensa, provoca o caos. Ruas viram rios, trânsito um inferno, casas alagadas, e muita, muita confusão.

Uma falta de estrutura que salta aos olhos.
Uma pena.

O homem sabe explorar, tomar posse, construir, urbanizar, lucrar... mas não sabe respeitar, preservar, valorizar.

E claro, um dia, a natureza, cobra seu preço.
Voltei, achando que moramos, realmente, no paraíso.

Como é bom, estar em casa!
Guaporé, apesar de não ter grandes belezas naturais, é um pedacinho do céu!






5 comentários:

  1. Lindas fotos Mi...e realmente, a não preservação, o desleixo com o lixo, e outras coisas mais, são problemas muito sérios e que todos nós deveríamos lutar, como cidadãos para que fosse resolvido... vigiar, tomar conta e cobrar dos políticos de nossas cidades...#euqueromorarnosul..rs

    ResponderExcluir
  2. Quanto menor a cidade, mais fácil controlar o problema do lixo. Realmente fiquei muito triste em ver lugares tão lindos, com tanta sujeira. Dos lugares que conheci no nordeste, Salvador e Fortaleza foram os mais sujos. Poxa, alguma coisa precisa ser feita! Vem morar em Guaporé hehe
    Beijooo

    ResponderExcluir
  3. Saudades de vc, tbm estou retornando das ferias voltando a seguir teu blog bjaun linda!

    ResponderExcluir
  4. Uffa!Achei que tu tinha me abandonado Beta!! Bem vinda ao mundo pós férias! :)

    ResponderExcluir
  5. Lindas as tuas fotos. Que paraíso! Beijos

    ResponderExcluir