Devaneios tolos... a me torturar.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Intimidade...

Oi geeeente!!!!

Estava trabalhando, quando uma leitora ligou. Disse que acompanhava e gostava do meu trabalho, mas que tinha uma crítica construtiva a fazer: o mau uso de uma palavra.

Eu falei, em uma coluna, que o silicone das minhas “tetas” tinha vencido. Poderia ter usado (com mais elegância, admito) o termo peito, ou seio. A leitora chamou minha atenção sobre isso.

Preciso me corrigir. Sou informal e meio desbocada. Porém, não foi isso que provocou uma reflexão mais profunda neste pensante ser. O que me deixou inquieta foi o fato de ela ter dito: o problema não foi o uso da palavra, mas a intimidade que ela carrega em si.

Usamos esses termos em casa, com os amigos, e não em páginas de jornal, disse-me. Alertou-me que eu poderia ser mal interpretada, porque nem todos que liam este espaço, tinham intimidade comigo.

Intimidade que (graças a Deus) ela teve. Porque, como os amigos fazem, deu-se ao trabalho de procurar o número do telefone do jornal e ligar. Ao passo que poderia, em uma roda de fofoqueiros de plantão, desancar o nome desta colunista peituda (em todos os sentidos), sem dó nem piedade.

É para pessoas como ela que eu escrevo. E por isso, me permito, sempre, falar sem pudor.

Palavras são facas de dois gumes. Você escreve uma coisa, e fatalmente o leitor interpretará de acordo com suas experiências, sua forma de pensar e suas intenções. Sei que há pessoas que não gostam do que escrevo. Outros não gostam de mim. Outros não gostam da minha bisavó, e outros não gostam do cachorro do dono do jornal (sem duplo sentido, ok?). Eu também não gosto de ler muitos colunistas, cronistas e escritores. E sabem o que eu faço? Não leio, oras. Por isso não levo em consideração aqueles que leem o Informativo só para falar mal.

Mas levo em consideração os que leem porque gostam. Quero que continuem gostando. Quero que sejam meus leitores, meus amigos, que sejam íntimos. Na vida da gente só ficam definitivamente as pessoas com as quais temos intimidade.

Amizade sem verdadeira intimidade é amizade de ocasião. Amor sem intimidade é ilusão. Relacionamento sem intimidade é só uma passageira paixão. Escritor sem intimidade com o leitor, é um canastrão.

Escrevo sobre mim mesma, sobre o que quero esconder e sobre o que me envergonha. Porque sei que minhas fraquezas são as suas fraquezas. Escrevo sobre os meus medos, dúvidas, defeitos. Porque automaticamente encontrarei pessoas que temem o mesmo que eu, e precisam transformar-se, como eu preciso.

Escrevo sobre a alegria de minhas conquistas, e sobre os meus balões fenomenais, porque junto comigo, você vai relembrar das suas conquistas, da sua felicidade e, claro, da vez que você tropeçou na escada e se esborrachou no chão, quebrando dois dentes (logo os atacantes!), bem na frente do seu paquera.

Escrevo e me exponho, porque quero sua amizade sincera. Quero que você tenha intimidade para ligar, criticar, corrigir, sugerir mudanças. Quero que você seja exatamente como a leitora que ligou. Porque todo mundo precisa de um puxão de orelha.

Seja sincero consigo, e com os seus. Valorize seu circulo íntimo. Eles conhecem você como ninguém, e apesar de tudo, ainda conseguem amá-lo(!!!).

Valorize a intimidade, só ela tem o poder de revelar a nossa alma, sem meias palavras... sem medo de errar. E se errar, saiba se desculpar, e aprender, com quem pode lhe ensinar.
Viva, de PEITO aberto!
Um beijo meus amores.

3 comentários:

  1. "Pior do que uma mulher que fala o que pensa, é uma mulher que escreve ."

    Caio Fernando Abreu

    Século 21, ano de 2012.
    Ainda é muito difícil quebrar paradigmas.

    Te cuida mas não te comporta.
    Bj.

    ResponderExcluir
  2. .anvas sneakers are mostly preferred by all as this footwear is casual Franklin Marshall as well as most comfortable. Extra cushioning, ventilation and sidewall foxing provide you supple as well as secure feel. Abercrombie Fitch OutletA few of the canvas sneakers are completely designed with vegan materials that are ideal in "No sweat" comfort. Asics Onitsuka Tiger Shoes Specialty of sneaker Hogan Shoes Online
    Relax your tired feet with cool canvas sneakers. made

    ResponderExcluir