Devaneios tolos... a me torturar.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Barriga negativa e a ditadura dos padrões



Oi geeente!

“Agora a moda é barriga negativa”- Penso eu,com uma colher de doce de leite uruguaio na boca.
Qual será a próxima moda?
Alguma coisa bem maluca, que todos nós, em maior ou menor grau, ficaremos tentados a seguir.
Não percebemos que quando somos “seguidores” de algo, deixamos de ser “ditadores” de algo.
Fulana ditou moda. E lá vamos nós, cordeiros do Senhor, correr atrás do prejuízo. A moda é ser magérrima? Costuramos a boca. A moda é ser sarada? Corremos para a academia. A moda é ser loira? Água oxigenada nas madeixas. A moda é mecha californiana? Bora, tingir metade das melenas, sem nunca ter pisado nos Estados Unidos.
Todos concordam que a palavra ditadura nos remete à falta de liberdade. Então, porque nos escravizamos, por livre e espontânea vontade?
Outro dia, no Facebook uma gata sarada comemorava o presente: uma caixa de suplementos. E na legenda: “Bora atingir os objetivos”.
Enquanto isso eu comemorava a tele-entrega de massa e picanha do Pavoni. Lembro bem da recomendação que fiz quando pedi: Capricha na borda de gordura.
Valha-me Deus! Como vou entrar na moda da barriga negativa?
Antigamente, quando a divindade que reinava absoluta na Terra era a natureza, Deus, era mulher.
Ou seja: A Deusa era louvada por sua fertilidade. A terra farta, a árvore frondosa, cheia de frutos. A mulher de ancas largas, capaz de gerar muitos filhos.
Se uma magricela barriga negativa aparecesse, seria desprezada por todos os homens de plantão.
Mas... quando o mundo deu voltas e Deus passou a ser uma figura masculina, a pobre mulher passou ao estado de submissão, que a acompanhou por séculos (e ainda a acompanha em muitos casos), e ela já não era mais sagrada, deixou de ser a divindade, passou a ter papel secundário, e até mesmo suas arredondadas formas, começaram a ser submetidas a novos padrões de beleza.
Ou seja, sempre precisamos nos submeter: antes as magras eram discriminadas. Agora, as gordinhas é que são.
Onde quero chegar com meu blá blá blá?
Não estou aqui para defender gordinhos, nem para criticar magérrimas, muito menos para descer o sarrafo nos sarados, nem para fazer campanha a favor ou contra os suplementos, academias e fotos ‘selfie’ com gente encolhendo a barriga e prendendo a respiração na frente do espelho até ficar roxo. (Putz! Daqui a uns dias, no noticiário, teremos a manchete: Morreu por falta de ar, fazendo pose pro Facebook!)
Estou aqui comendo e sonhando com o tempo em que seremos livres para ditarmos a moda de nossas vidas, sem sofrermos pressões.
A verdade é que quem sai dos padrões ditados pelas modinhas passageiras precisa de coragem e de uma dose certa de Olina (lembram?), porque certamente ficarão mal do estômago.
Os grupos de amigas são padronizados: vestem-se igual, têm a mesma cor de cabelo, falam as mesmas gírias, gostam dos mesmos garotos e quase sempre excluem quem é diferente. É assim desde a infância, e não muda na vida adulta. Somos sempre pequenos camaleões, nos adaptando ao meio. Será que algum dia o meio irá se adaptar a nós?
Enquanto esse dia não chega, compro um modelador Yang dois números menores que meu manequim e saio com a barriga puxada pra dentro. E vou me endividando para comprar a bolsa da moda, o sapato da moda, o cabelo da moda, o biquíni da moda.
Será que conta bancária negativa também está na moda? Oremos!
 
Beijos, meus amores!

Admiro de verdade aquelas pessoas que se dedicam ao corpo, mas de forma saudável. Praticam exercícios com prazer, adoram esporte, comem corretamente. Minha vaia vai para quem deixa de ser feliz para ser magro. Ou para quem é magro e vive reparando no corpo dos outros. Ou ainda quem é gordinho e vive a falar mal dos magros. Deixe cada um ser como é, sem exageros e sem críticas excessivas.

Um comentário:

  1. Buenas, enhorabuena por el blog, me gustaría intercambiar enlaces contigo y que nos sigamos mutuamente.
    Un enorme saludo desde http://orgullobenfiquista.blogspot.com/
    http://bufandasybanderasamps.blogspot.com/

    Oi, parabéns pelo blog, gostaria de trocar links com você e nós seguimos um ao outro.
    Uma saudação enorme de http://orgullobenfiquista.blogspot.com/
    http://bufandasybanderasamps.blogspot.com/

    ResponderExcluir