Devaneios tolos... a me torturar.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Feia Feliz!

Oi geente!


Li a carta da atriz Leila Lopes, que cometeu o suicídio, e em um trecho ela dizia "Eu não quero envelhecer e sofrer". Lembrei de quantas belas que morreram jovens... e tiveram a beleza etenizada.
Pensei comigo mesma: ser linda às vezes pode ser um castigo.


Outro dia, bem cedinho de manhã entrevistei uma das mulheres mais lindas da minha cidade. A coitada estava destruida. Trabalhara até de madrugada e caiu da cama cedinho, sem maquiagem, para a tal entrevista.


Meus colegas de trabalho já disseram: ela nem é tudo aquilo que falam. Está acabada.

Então, recebi um e-mail de algumas atrizes lindas de Holywood, sem maquiagem, em momento “normal”, e todo mundo fica afirmando: viram, fulana só é bonita produzida. Ou... bonita nada, ela é puro “photoshop”.

Os homens mais bonitos que conheço, namoram, ou são casados com lindas mulheres. Isso é normal. Mas tem pelo menos dois ou três que são lindos, ricos, inteligentes (e com todas aquelas qualidades que muitos julgam essenciais) e são casados com feias.

Esteticamente feias. E sabem os comentários que escuto?- Nossa, fulano deve amar muito fulana. Ela deve ser uma mulher e tanto, porque é tão feinha... com um homem tão lindo!

Somando isso tudo, chego a conclusão que as feias são mais felizes. Podem ser elas mesmas o tempo todo. Sair sem maquiagem, com cabelo desgrenhado, com a cara de ressaca... enfim... como vieram ao mundo.

Porque não precisam carregar nas costas o peso da opinião pública de que precisam estar lindas e jovens 24 horas por dia.

Esse “peso” que muitas belas carregam, as tornam infelizes. Com pânico de envelhecer ( e se tornam bonecas de borracha de tanto silicone e botox), com pânico de sair sem maquiagem, dar um mergulho no mar e deixar-se secar naturalmente ao sol, com medo de viver uma vida de verdade, sem belas roupas e lindas produções.

Ser LINDA não é tarefa fácil...

As feias, as invejam e torcem para que fiquem feias. As bonitas, se espelham nelas, para se iludirem achando que “se fulana aos 60, parece ter 30, eu também posso ficar assim”.

Todo mundo acha que uma mulher bonita é burra. Ou vazia. Para ser valorizada além da aparência, uma mulher bonita precisa se esforçar ao cubo! Muitos relacionam beleza à futilidade. E nem sempre é assim.

Geralmente, os mais feinhos cativam pela boa conversa, pelo senso de humor, pela inteligência. Mas um belo... parece que a única coisa que esperam dele... é ser belo.

E aí... novamente, falta a verdade da vida: o que realmente importa! A essência.

Todo mundo acha que o horror neste mundo de perfeição, é ser feio. Mas eu acho que ser feio ou bonito, não importa. O importante é ser feliz!

A Rafaela me mandou um texto da Martha Medeiros, repasso para vocês, e isso confirma uma suspeita que sempre tive... na hora de fazer amigos, na hora de se apaixonar... nós mulheres temos os olhos no coração...



FEIOS, PORÉM LINDOS


“As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Era um poeta maravilhoso, esse Vinicius de Moraes, mas deixou imortalizada uma frase que jamais sairia da boca de uma mulher. Aos feios, as mulheres dão boas vindas, desde que por trás do olho que não é azul e do corpo que não é atlético haja bom humor, inteligência e sex appeal.



Nunca veremos Brad Pitt e George Clooney namorando feinhas, mas já vimos Julia Roberts casar com Lyle Lovatt, um músico que tinha o rosto decorados com crateras, e a estonteante Sharon Stone desfilar com baixinhos barrigudos até contrair matrimônio com um senhor que mais parece um boneco de cera. Há quem defenda a idéia de que mulheres casam com qualquer um, desde que tenha poder ou dinheiro. Poucas. Não foi o caso de Julia Roberts nem o de Sharon Stone, ricas e poderosas por si só, e também não é o caso de muitas Lucias, Andreas, Cristinas, Danielas, Fernandas e Jussaras anônimas. Mulheres preferem ser amadas do que invejadas.



Essa história de beleza tem a ver com atração, que tem a ver com "a primeira impressão é a que fica", que tem a ver com inícios de relações. Se a garota for um canhão, as chances de conquistar um deus são quase zero (é uma generalização, toda regra tem exceções). Já se o garoto for feio, porém espirituoso, talentoso e autoconfiante, pode descolar o número do telefone da Marisa Monte. Lembrem-se que ela já namorou o Nando Reis, dos Titãs. Alguma coisa ele tem de lindo.



Mick Jagger é raquítico e branquelo. Gerald Thomas é raquítico, branquelo e usa óculos. Woody Allen é raquítico, branquelo, usa óculos e está quase careca. Apesar desse quadro de horror, sei de muita mulher que não os expulsariam da sua cama. Será que elas nunca ouviram falar em Mel Gibson, Antonio Banderas, Pedro Bial? Elas nunca ouviram falar é que beleza garanta o conteúdo.



Mulher tem faro, não se contenta com a embalagem. É bem mais comum ver uma mulher linda acompanhada de um homem aparentemente sem graça do que o contrário. Não é (só) porque a concorrência é implacável e nos contentamos com o que sobra. É porque mulher tem raio-x: consegue olhar o que se esconde lá dentro. Se além de um belo coração e um cérebro em atividade ele ainda for apetecível, é lucro. Pena que a recíproca raramente seja verdadeira. Economizaríamos fortunas em cabeleireiros e academias se os homens fossem direto ao que interessa, na alma e no espírito, para os quais não adianta maquiagem.

Martha Medeiros

4 comentários:

  1. OI Michele, obrigado pela visita, você escreve super bem... é super engraçada, fique a vontade pra voltar lá no nosso blog pois ele é seu também, você também é radialista e jornalista,poxa, eu também! e me chamo Paulo Michel ....rs caramba... fica na paz e continue escrevendo seus textos são ótimos...bye!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Michele! Teu texto está muito melhor do que o da Martha Medeiros, uma escritora de limitados recursos. Mas o tema do narcisismo é interessante, e nos remete ao mito de Narciso, que se apaixonou pela sua imagem refletida numa poça dágua e acabou se afogando nela. Qualquer semelhança com Leila Lopes não é mera coincidência. Abç.

    ResponderExcluir
  3. I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^

    ResponderExcluir
  4. AMEI!!! Gosteou do texto que te enviei.... preciso mandar isso para uma pessoa.rsrsr
    Michelle, foi bênção encontrar seu blog.... bjs bj bjsss
    Ass. Rafaela Tatagiba

    ResponderExcluir