Devaneios tolos... a me torturar.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Um ano de Informativo Regional! Obrigado leitores amados!


Oi geeente! Essa é uma edição muito especial do Informativo Regional! Estamos completando um ano ao lado dos leitores mais inteligentes, de maior bom gosto e de uma paciência infinita!

Sim, porque ao longo deste tempo, ninguém me abandonou! Nem nos momentos de maior revolta, nem nos momentos de besteirol altamente cultural que eu escrevi nesta página!

Obrigados meus príncipes e princesas! Vocês são tudo de bom!

Bom... vou aproveitar essa edição comemorativa para dizer que não é fácil ser vidraça em Guaporé. Fácil é ser pedra.

Por isso, muitas vezes fazemos críticas e esquecemos da nossa auto análise, esquecemos que uma atitude pode ter sido motivada por inúmeros fatores, e que uma notícia é um fato. Porém a verdade dos fatos pode ser múltipla. Depende de quem conta a história.

Nós, jornalistas do interior, temos uma missão de muita responsabilidade: apresentar todos os ângulos de um fato, para que nossos leitores possam, por si só, formar sua própria opinião.

Mas é muito difícil apresentar as notícias nuas e cruas. Principalmente porque nas cidades pequenas todos os personagens fazem parte de nosso círculo social. São nossos vizinhos, nossos amigos, nossos parentes! As notícias são VOCÊS!!!

Quem é imprensa no interior é meio heroi. Meio bandido.

E a vida não é fácil: você escreve uma reclamação contra a prefeitura, cai um bando de partidários em cima de você afirmando que você é de tal partido político. Sem falar que vem a pressão do corte de verba, do investimento somente no veículo que “não fede e não cheira”.

Você escreve uma notícia a favor da prefeitura... e lá vem você sendo taxado de vendido ao Poder, de puxa saco, de lambe botas. Há... e a oposição então corta as verbas.

Muitas e muitas vezes nos submetemos a narrar somente um lado da história. É assim quando prestamos serviços à prefeituras, ou a políticos, ou a personalidades que precisam “vender seu peixe”. Não se trata de mentir ou enganar. Trata-se apenas de mostrar fatos positivos. Destaca-los. Não é crime, não é vergonha. Faz parte da profissão também.

Vergonha é mentir, enganar e ludibriar o povo. Vergonha é negar e esconder fatos. Vergonha é utilizar a mídia para difamar alguém, humilhar e levantar falso testemunho. Isso é vergonha.

Por isso não me envergonho do meu trabalho. Nunca me prestei a tal papel (e olha que já trabalhei para muitas pessoas em campanhas eleitorais, na confecção de material de divulgação de prefeituras e como assessora de imprensa). Por isso tenho tanto orgulho em trabalhar aqui, no Informativo Regional.

Porque desde o primeiro momento, a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa foi respeitada pela Jô, nossa chefinha.

Nunca recebi dela uma recomendação de escrever vangloriando esse ou aquele, nunca tive uma pauta barrada, ou uma matéria “modificada” com a finalidade de poupar esse ou aquele.

E sempre, sempre, que alguém se sentiu ofendido, ou quis rebater alguma informação, o espaço para o direito de resposta foi dado.

Quando escrevi algo que alguém não gostou, recebi a crítica sem mágoa, sabendo que nem Jesus agradou a todos.

Até tenho um sentimento especial pelos leitores revoltados. Nós mulheres somos assim, temos curioso interesse pelos que nos tratam mal...

Quero neste um ano ao lado de vocês leitores, reafirmar uma frase famosa que diz: “Escolha trabalhar em algo que goste, e não precisará trabalhar nem um dia sequer.”

É verdade. Tenho me divertido muito, aprendido muito e feito muitos amigos por aqui. Vida longa ao Informativo Regional. Que possamos cada vez mais trabalhar com liberdade, com responsabilidade, com respeito.

E que o jornalismo do interior se torne cada vez mais profissional... e que as pessoas possam compreender que mesmo nas críticas... “não é nada pessoal”. Quem está ocupando um cargo público, está sujeito ao julgamento de seu trabalho.

E que finalmente, eu, Michele Lunardi, entre para a história da humanidade, como a PRIMEIRA JORNALISTA DO INTERIOR A FICAR RICA... só com seu salário! Hahahaha

Parabéns a todos que fazem o Informativo Regional, parabéns principalmente a todos os nossos leitores, a razão de ser do nosso trabalho!

Vamos apagar o bolo e comer a velinha... ops, apagar a velinha e comer o bolo!


Mudando de assunto: foi uma debandada geral da cidade! Muitos guaporenses correram para os cinemas mais próximos para a estréia de “Lua Nova”, da saga Crepúsculo. Gente, eu sinceramente, não sei se ficaria com o vampiro ou com o lobisomem!!! Não tem como não se apaixonar pela história da Bella!

Ó mundo tão desigual, tudo é tão desigual... ou,ou,ou,ou,ou...

Se pudéssemos transformar a população Mundial em uma vila com exatamente 100 pessoas, e mantivéssemos proporcionais os índices... a coisa ficaria mais ou menos assim:57 seriam asiáticos21 seriam europeus14 seriam do hemisfério ocidental (ambos, norte e sul)8 seriam africanos52 seriam mulheres e 48 homens30 seriam brancos e 70 pertenceriam a outras raças30 seriam cristãos70 seriam não cristãosApenas 6 pessoas possuiriam 59% das riquezas do mundo... 80 viveriam em moradias humildes
75 viveriam com menos de 2 dólares por dia
50 nunca teriam usado telefone30 seriam ANALFABETOS... (so If you are reading this, specially in another language, you already should be happy... )50 sofreriam de subnutrição1 estaria a beira da morte1 estaria perto de nascer1 teria nível universitário... UM1 teria computadorQuando olhamos o mundo de uma maneira tão reduzida, a necessidade de aceitação, entendimento e educação se tornam essenciais... Afinal, se você está lendo o INFORMATIVO REGIONAL significa que é uma pessoa de sorte... pelo menos com mais sorte do que bilhões de pessoas no mundo que não podem ler.


Tchau gente, fiquem conosco neste novo ano de Jornal que inicia!

"Uma imprensa livre pode, é claro, ser boa ou má, mas uma imprensa sem liberdade é sempre má." (Albert Camus)

4 comentários:

  1. Olá...
    Michele, amei quando achei seu blog na net!
    Definitivamente, tive simpatia por você através de seus textos.... Lembra de mim? Rafaela? rs Que procurou vc no orkut? Então.. hoje vou compartilhar com vc... FELIZ DEMAIS! Conheci alguém.... Sei que tem defeitos e qualidades...Se dará certo? Se seja eterno enquanto dure....Mas está sendo ÓTIMO!!!

    ResponderExcluir
  2. ai que ótimoooooo!!!! O tempo é sempre o melhor e mais santo dos remédios... é ele, que inesperadamente nos traz presentes maravilhosos!!! Estou torcendo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. quero saber quanto é a anuidade do jornal

    ResponderExcluir