Devaneios tolos... a me torturar.

sábado, 7 de abril de 2012

Bicho é bicho. Gente é gente.

Oi geeeente!



Estava passeando pelo Autódromo de Guaporé, quando encontrei uma cachorrinha grávida. Ela estava gorda, pesada, e abandonada. Seu dono, muito provavelmente, em uma única oportunidade, livrou-se da mãe e dos filhotes. Ela zanzava de um lado para outro, pedindo comida e um pouco de atenção. Foi adotada pela PAC.
Dias depois, mais um linguicinha apareceu por lá. Outra vítima da frieza e do abandono. Como o caso foi anunciado na rádio, prontamente o dono resgatou o cachorrinho linguiça, e foi recebido pelo mesmo com olhar manso e rabo abanando. Perdão e gratidão. Sem nem sequer titubear. É isso que encontramos em nosso cão.

Bicho é bicho. Gente é gente.
Outro dia, estava sentada no meu sofá da sala, quando escutei um barulho forte, em uma porta de vidro, que dá para o pátio do meu apartamento. Era uma pombinha. Ela bateu contra o vidro e quebrou o pescoço. Coloquei o corpinho do pássaro bem próximo da árvore onde havia um ninho, e saí para pegar um saco, para enterrar a ave. Quando voltei, um filhote estava desesperado ao redor da mãe, com um canto que cortava o coração.
Na noite desta mesma data, no noticiário, mais um caso que já não é novidade nenhuma, de uma mãe, que abandonara seu bebê recém nascido na porta de uma loja.
Bicho é bicho. Gente é gente.
Uma amiga contou-me que estava apresentando baixo rendimento no trabalho, e que foi chamada para uma reunião com a chefe. Explicou a situação, problemas de saúde na família, e, ouviu em alto e bom som: problemas pessoais, ficam da porta pra fora.
E pensei, em quantas e quantas vezes cheguei em casa com a bolsa cheia de stress e problemas e fui recebida pela minhas cachorrinhas com todo o carinho do mundo, toda compreensão. Os bichos têm o dom de limpar o ambiente, torná-lo mais leve, mais agradável e feliz. Mas as pessoas com as quais convivemos fazem isso?
Bicho é bicho. Gente é gente.
Bicho é fiel, companheiro, parceiro, amigo na alegria e na pobreza. Quantas histórias de bichos que colocaram a vida em risco para salvar seu dono? Eles ficam do lado da gente faça chuva ou faça sol, na saúde e na doença. E muitos, esperam o dono voltar, mesmo depois da morte. Não esquecem jamais.
Bicho é bicho. Gente é gente.
Que gente é essa? Que joga água fevervente na cachorrinha do vizinho? Que abandona seu gato na beira da estrada? Que faz seu cavalo puxar a carroça até desmaiar de fome e cansaço? Que gente é essa que larga dezenas de cachorros em um canil, sem comida e sem água? E que vê esses animais virarem feras, canibais, comendo vivos os cães doentes, transformando-se em bestas? Vocês leram a notícia do canil de Gravataí? E aqueles que distribuem estricnina por aí, pelos bairros de Guaporé?

Vi um motorista guaporense buzinando e gritando para um senhor, que meio cego e perdido, não conseguia atravessar a Sílvio Sanson. E, em contraponto, vi um labrador ser os olhos de um jovem sem visão.

Vi cavalos sendo usados como uma ponte para que crianças com a síndrome de down consigam se inserir de forma mais segura e igual na sociedade.

Tenho presenciado muitas coisas que me envergonham. O forte tripudiar sobre o mais fraco. Já vi muitos cães amarrados em cordas curtas, que lhes cortavam o pescoço, debaixo de chuva e sol. Mas nunca vi um cachorro fazer isso com seu dono. Pelo contrário, sofriam maus tratos abanando o rabo e suplicando atenção de seu algoz.
É por isso, que cada vez mais eu afirmo: Bicho é bicho. Mas gente, é gente?

7 comentários:

  1. Michele querida, muita gente fala que enquanto cuidamos dos animais, esquecemos as pessoas. Isso é uma inverdade. Gente ruim é ruim com bicho e com gente. Gente de bom coraçao é incapaz de maltratar gente ou bicho. A bondade e a maldade existem e sempre vão existir no coraçao do homem. Que Deus te abençoe.
    Piti.

    ResponderExcluir
  2. Michele,

    Parabéns pelo texto.

    beijos

    Francisco

    ResponderExcluir
  3. Excelente postagem, parabéns Michele

    ResponderExcluir
  4. Excelente postagem, parabéns Michele

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela visita!Que bom que gostaram, fico muito feliz!

    ResponderExcluir
  6. Toc-Toc...

    Espero que a titular do Blog se encontre Linda, Leve Solta...mas,
    os perseguidores estão ávidos por mais crônicas brilhantes.

    07/04 ... 19/04... por favor!!!!! rssss


    Te cuida mas não te comporta!
    bj

    ResponderExcluir
  7. Estava de férias! :D
    Mas estou de volta!!!

    ResponderExcluir