Devaneios tolos... a me torturar.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cancun!! (Fazendo muito, gastando pouco)


Oi geeeente!!!!

Estive de férias no México, e como manda meu dever jornalístico (haha) vou contar tudinho para vocês! Sempre que viajo, escrevo para dividir experiências. Algumas pessoas me abordam, discordam, dizem que visitaram os mesmos lugares e tiveram outras impressões. É bom dividir o que aprendemos.
Pela primeira vez  (e digamos por falta de grana mesmo!!!), resolvi me aventurar pelo  mundo dos sites de compras coletivas. Sei que as agências de viagens locais são incríveis, e o conforto e segurança que nos proporcionam fazem a diferença. Mas se... Durango Kid quer ir ao Caribe sem 'dinero', entonces, Durango Kid compra promoção na internet!
Minha viagem custou R$1.900. Incuindo: passagens aéreas, hotel a beira mar em Cancun e todas as refeições. Fiquei do dia 12 ao dia 19 de abril. Incrível e inacreditável, hein? Pois é. Pensei que iria viajar no bagageiro do avião, ficar em uma barraca iglu, almoçar areia e ainda ser vítima do comércio de mulheres para a prostituição internacional. 
Mas... não (ufffa)! Foi maravilhoso!
Foi uma das melhores viagens da minha vida. Sei que a internet é um terreno sem lei, mas no meu caso, deu tudo certo. O México é um colorido país de pessoas alegres, simples, simpáticas. Cheio de belezas naturais, riquezas culturais, e pobreza. Sim. Os mexicanos, em sua maioria, ganham pouco. As cidades longe do turismo são pobres. Lembrou-me o interior do nordeste.
Cancun era um dos destinos mais luxuosos e caros do mundo. A onda de pacotes acessíveis se dá para que isso volte a ser realidade. Depois de um devastador furacão em 2005 e da gripe suína, os mexicanos viram o turismo despencar. Por isso, estão realizando grandes manobras para atrair visitantes.
Quase nada é excessivamente caro, muito embora se encontre algumas coisas tão luxuosas, que um ano de trabalho meu não pagaria um jantar a beira mar em uma ilha caribenha em um resort, na suíte presidencial. Há grandes abismos entre a riqueza e a pobreza. 
De maneira geral os preços são como os brasileiros, tanto na rede hoteleira, quanto em lojas, passeios e restaurantes.
O México é um país vivo, cheio de natureza, cores e sabores.  Na comida, eles colocam pimenta até no... suco de laranja! Quase virei um dragão. A cada refeição, saia cuspindo fogo!
O turismo em Cancun se divide entre a história Maya, os parques ecológicos e as praias.
Visitei as cidades sagradas Mayas de Tulum e de Xichen Itzá, onde fica a famosa pirâmide de Kukulcán. Lá, a atmosfera é mágica. Uma viagem no tempo. Descendentes mayas tocam instrumentos típicos, mostram seu artesanato centenário e nos fazem viajar pela história. Voltar a uma civilização organizada, espiritualizada e incrivelmente a frente de seu tempo. Há várias teorias para o fim do Império Maya. Mas na verdade, enquanto nós ainda preservarmos a história, ele jamais será extinto. Os Mayas da atualidade são pobres artesãos, que muito me lembraram as aldeias indígenas do nordeste. Infelizmente a história não foi escrita em ouro para eles. 
Nos parques ecológicos, encontramos cavernas e rios subterrâneos de água incrivelmente cristalina. Conheci um parque, chamado Xcaret, onde é possível nadar por quilômetros em rios subterrâneos repletos de cachoeiras, aberturas em cavernas e animais exóticos. Você viaja para dentro da terra. Literalmente.
Nesses parques convivemos com araras, iguanas, flamingos e uma infinidade de répteis, aves e animais silvestres, que chegam ao alcance de sua mão. A harmonia com a natureza é indescritível.
Você pode fazer fotos nadando com tubarões, arraias, golfinhos. Estes, seres inteligentes e dóceis. Inesquecível experiência.
As praias diferem em cores e texturas. Areias finas e grossas, brancas e amarelinhas. Mar verde esmeralda, cristalino, azul céu, azul turqueza. Acredito que o azul mais azul que existe esteja no mar do Caribe. As ilhas guardam tesouros de piratas e histórias de mistério. Os sons do México entram em seu coração e tocam sua alma.
Os costumes e gostos, como a tradicional tequila, os tacos, os molhos apimentados e os nachos inserem você na cultura deles.
A música, os cenários, os sorrisos, as pessoas. Como são adoráveis os mexicanos! Sorridentes e solícitos. Povo encantador.
Tentei buscar palavras para descrever uma das experiências mais apaixonantes  da minha vida. Mas não encontrei. Então convido você a desfrutar do México. Programe para lá sua próxima viagem. Você vai se apaixonar, tanto quanto eu estou apaixonada!

Arriba! Y hasta La vista!
Mural de Recados e Recordações:
Deixo para vocês minhas dicas. 

Xichen-Itzá, a cidade sagrada dos Mayas. 


Tulum, ruínas de cidade sagrada na Riviera Maya.





Xcaret- Parque ecológico de mata nativa, animais, rios subterrâneos e praia cristalina.





Nado com golfinhos.


Amizade com serpentes.
 
Praias de água azul sem igual.




Viva México!



16 comentários:

  1. Oi Michele. Sigo seu blog e sempre acompanho tuas dicas de viagem. Tbém vou comprar uma viagem pelo groupom. Como foi tua viagem de aviao, muitas escalas, alguma confusao? o hotel era bom? e a comida?
    abraços!
    Cami

    ResponderExcluir
  2. Oi!!! Obrigado por seguir meu blog! Vc vai para Cancun? Olha, eu comprei pelo www.innbatível.com.br
    Meu voo foi muito tranquilo. Saí de São Paulo, com conexao em Lima. Entao foram 5h até Lima e mais 5h até Cancun. O aeroporto fica pertinho da regiao dos hoteis, 10 min. O quarto do hotel que fiquei era do tamanho do meu apartamento! haha. Era simples, mas fiquei impressionada com o tamanho. Tinha tudo que a gte precisava, inclusive frigobar, ar funcionando, tv enorme de led, tinha até microondas. Quanto à comida, meu pacote era all inclusive. Mas nem todo "all"dava pra comer. Muita pimenta, comida mexicana, café da manha com bacon e ovo frito nao é minha praia. Comi muito mamao papaia e comia muita panqueca doce. Ao meio dia e a noite, variava bem pouco e nao era bom nao. Optamos por fazer as refeiçoes fora.
    Massss tinha bar 24 horas, entao, entre coqueteis e coronas... se nao dava pra comer, dava pra beber a vontade! haha
    qualquer coisa, meu email: apmichele203@gmail.com
    Me escreve! bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele, em qual hotel de Cancún vc ficou hospedada?? Estou querendo ir pra lá!

      Excluir
  3. Nice pictures, appreciated............... post more.

    ResponderExcluir
  4. Incrível!

    As fotos trazem implícitas as sensações maravilhosas que deves ter sentido neste verdadeiro Paraíso.
    Menina tú conseguiu a façanha de ficar ainda mais linda.
    Na foto com a cobra incorporou a verdadeira Luz del Fuego!, hehehe
    Próxima parada:

    Big Brother Brasil 13, A Fazenda ou em outro qualquer Reality Show!!!

    Te cuida mas não te comporta.
    bj

    ResponderExcluir
  5. Oi Michelle!

    Tô lendo seu blog e curtindo bastante!

    Me diz uma coisa, no X-caret vc pegou o pacote simples ou o mais completo pra poder chegar perto dos animais?

    E Chichen Itza? Vc fez com alguma empresa específica o tour?

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rachel!!! No X-caret peguei o básico, porque já havia comprado pacotes separados para nadar com os golfinhos! Mas dá a acesso a tudo. Dá pra comprar separado só o nado com glfinhos ou tubarões ou arraias! Já o Chichen comprei na agência que tinha um ponto no meu hotel, que saia mais em conta!!
    :)
    Obrigado pela visita!
    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Não, fui com o meu namorado!
    bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá Michele, tudo bem?
    adorei as dicas, estarei indo para Cancun em março/2.014 e estou com dúvida em relação aos ingressos para os parque, você poderia me ajudar por favor?
    compensa comprar pela internet ou melhor comprar no próprio parque?

    Obrigada!!!

    beijos e um ótimo Ano Novo

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliana!! Não sei te dizer se os valores via internet são mais acessíveis, mas lá, os preços variam conforme a agencia de turismo local. Quando cheguei no aeroporto, uma funcionaria de um hotel nos convidou para conhecer o local, em troca de descontos nos passeios. Aceitamos (apesar da indiada de perder duas horas no tal hotel), em compensação ganhamos mesmo os passeios pela metade do preço. Em cada hotel há um ponto de vendas de passeios aos parques, e no centro de Cancun também, com preços em conta! É só dar uma pesquisada! Lá é tudo muito fácil, prático e acessível, vcs não terão problemas! Um beijo e boa viagem! Cancun é um dos lugares mais lindos que eu já conheci!

    ResponderExcluir
  10. Oi Michele!!! Adorei suas histórias de Cancún, estou curiosíssima sobre tudo... neste ano de 2014 estamos, eu e meu marido, planejando em ir pra lá comemorar nossa bodas de estanho, e estou pesquisando compras coletivas que tem um preço muito bacana, mas me deixa um pouco preocupada, afinal é outro país, outra língua, e as coisas podem ficar bem complicadas se algo der errado né!? kkkk Mas com vc deu tudo certo. Queria saber qual o hotel vcs se hospedaram... beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Michele, eu (e mais alguns aí em cima, rs) gostaria de saber em qual hotel você ficou hospedada. Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Boa tarde Micheli. Qual Oásis? Estava pesquisando, tem vários...
      Onde comprou o pacote?

      Excluir