Devaneios tolos... a me torturar.

sábado, 21 de março de 2009


Hoje vamos falar de amizade. De amizade verdadeira. Amigos são a família que escolhemos. São fundamentais não nos momentos de alegria, mas principalmente nos momentos de dor. Quem tem um amigo em quem confiar, nunca estará desamparado e sempre terá ajuda para encontrar uma saída.

Amigo pode ser seu namorado, seu marido, seu irmão, seus pais, seu vizinho, seu colega, aquele estranho que de repente se tornou tão importante para você. Amigo de verdade pode ser até o seu bichinho de estimação... porque não são necessárias palavras quando um olhar já transmite amor.

Muitas pessoas solitárias, idosos, crianças, cegos... tem em seus animais de estimação uma companhia constante, indispensável e fiel.

Mas o ponto onde quero chegar... é na dificuldade de encontrarmos amigos verdadeiros. Principalmente entre as mulheres. Observe por aí quantas amizades interesseiras existem...

A pessoa leva um fora do namorado e se atira nas amigas para sair do sufoco. Encontra um novo bofe... e nem lembra mais daquelas que a socorreram.

Ou aquela que se torna a melhor amiga de infância das amigas do cara que ela está afim...

Ou então a amiga invejosa que fica te secando e torcendo para que tudo de errado com você!

Aquela que imita suas roupas, seu modo de falar e agir...

Aquela que fala mal de você pelas costas e na sua frente, só falta deitar no chão e abanar o rabinho...

Preste atenção a quem está ao seu redor. E preste mais atenção ainda a quem vai contar seus segredos, seus medos, seus planos...

Infelizmente, em matéria de amigo... ao invés de quantidade, precisamos de qualidade. Confie nuns poucos e bons... para não se decepcionar.

E antes de mais nada:
A única maneira de se ter um amigo é sendo um.

Avalie de que forma você transmite sua amizade. Se você é um amigo fiel, ético e parceiro em todos os momentos.


Mas acredito, que entre nós, mulheres, as amizades ainda sejam mais complicadas. Querendo admitir ou não... há muita concorrência entre nós.

Não sei se vocês concordam. Mas se pararem para observar, as mulheres prestam muito mais atenção em quesitos como roupas, acessórios, se a amiga se deu bem na profissão, se está bem na relação, etc, etc, etc. Isso acontece sempre, mas tem dois resultados:

1- Se a amizade realmente é verdadeira, não há inveja. Há admiração,e talvez até vontade, de com a ajuda da outra, também conquistar seus sonhos e objetivos.
2- Se a amizade é superficial, muitas vezes a amiga “fura-olho”, fica fazendo comentários azedos a seu respeito para o restante da turma. Não perde a chance de criticar você, e se bobear... ainda tenta conquistar suas paqueras. Isso acontece muito mesmo.

Não somos o que se pode chamar de “uma classe unida”.

A Nelsi me mandou um e-mail que ilustra bem o que eu quero dizer...

Certa noite uma mulher não voltou para casa...
No dia seguinte, ela disse ao marido que tinha dormido na casa de uma amiga.
Desconfiado, o homem telefonou para as 10 melhores amigas da mulher, e... nenhuma sabia de nada...
Moral da História: Ô RAÇA DESUNIDA...


Certa noite um homem não voltou para casa...
No dia seguinte, ele disse a esposa que tinha dormido na casa de um amigo.
Desconfiada, a mulher telefonou para os 10 melhores amigos do marido e...
Oito deles confirmaram que ele tinha passado a noite na casa deles e dois disseram que ele ainda estava lá!!!!
Moral da História: Ô RAÇA de F.D.P...

E pra fechar... a magnífica frase que resume o grau de fidelidade das amizades masculinas...

"Mulher de amigo meu é igual cebola... Eu choro mas como. "
Mas falando sério... para todos os meus amigos do coração, para aqueles que me querem bem e para aqueles que sabem dar valor a uma amizade, para o amigos que fiz através desta coluna... deixo frases que não são minhas, mas que concordo plenamente. Elas falam de amizade!
"Talvez as melhores amizades sejam aquelas em que haja muita discussão, muita disputa e mesmo assim muito afeto." (George Eliot)
"As pessoas realmente ligadas não precisam de ligação física. Quando se reencontram, mesmo depois de muitos anos afastados, sua amizade é tão forte quanto sempre." (Deng Ming-Dao)
"Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos." (Elmer G. Letterman)

"É mais seguro reconciliar-te com um inimigo do que derrotá-lo. A derrota pode priva-lo de seu veneno; mas a reconciliação o privará de sua vontade de prejudicar." (Owen Feltcham)

"Amigo: alguém que sabe de tudo a teu respeito e gosta de ti assim mesmo." (Elbert Hubbard)

2 comentários: